Saiba tudo sobre a Meningite!

 MENINGITE

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

Modo de transmissão

Em geral a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe, havendo necessidade de contato próximo (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, comunicantes de creche ou escola) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.

A meningite tuberculosa é uma complicação da infecção tuberculosa. Os casos de tuberculose pulmonar com escarro positivo à baciloscopia constituem a principal fonte de infecção, pois eliminam grande número de bacilos, podendo provocar uma infecção maciça dos contatos, com maior probabilidade de desenvolvimento de formas graves da doença, como a meningite.

A transmissão fecal-oral é de grande importância em infecções por Enterovírus

Quais os sintomas?

Os principais sinais e sintomas são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias).

Em crianças menores de um ano de idade os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

Como tratar?

Após a avaliação médica e análise preliminar de amostras clínicas do paciente, este ficará internado e receberá tratamento de acordo com o agente etiológico. No caso de meningite bacteriana, o tratamento será realizado com antibióticos específicos.

 

Como se prevenir?

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia.

Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e limpos.

Vacinas: estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:

  1. a)         Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;
  2. b)         Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas peloStreptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  3. c)         Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas peloHaemophilus influenzaesorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  4. d)         Vacina BCG: protege contra as formas graves da tuberculose e nos casos de meningite.

Quimioprofilaxia: está indicada para contatos de casos de Doença Meningococica e meningite por Haemophilus influenzae.

 

Calendário Vacinal da criança 

BCG – ao nascer

Vacina pneumocócica 10-valente  – 02 meses / 04 meses / 12 meses

Pentavalente – 02 meses /04 meses / 06 meses

Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C – 03 meses / 05 meses /  12 meses

 

Calendário Vacinal do adolescente

 

Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C – 12 e 13 anos

 

Proteção individual e da população

O isolamento do paciente está indicado apenas durante as primeiras 24 horas do tratamento com o antibiótico adequado. Deve-se proceder à desinfecção concorrente em relação às secreções nasofaríngeas e aos objetos contaminados por elas. Nos casos de doença meningocócica ou meningite por H. influnzae, está indicada a quimioprofilaxia do caso e dos contatos íntimos. É importante a vigilância desses contatos por um período mínimo de 10 dias, orientando a população sobre os sinais e sintomas da doença e indicando os serviços de saúde que devem acessados frente a uma suspeita diagnóstica de meningite.

Como contato íntimo são considerados os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, comunicantes de creches e pessoas diretamente expostas às secreções do paciente.

A quimioprofilaxia não está indicada para pessoal médico ou de enfermagem que tenha atendido pacientes com meningites bacterianas, a menos que tenha havido exposição às secreções respiratórias, durante procedimentos como respiração boca a boca e/ou entubação.

COMUNICADO: A Secretaria Municipal de Saúde de Mucurici, informa os responsáveis pelas crianças de 0 a menores de 5 anos que não estiverem com o calendário vacinal em dia, procurar as Unidades de Saúde para regularizar a caderneta de vacinação.

Todos os adolescentes da faixa etária de 12 e 13 anos também devem procurar as Unidades de Saúde para atualizar a caderneta de vacinação, pois no ano de 2017 novas vacinas foram inseridas.