Lual Cultural 2016

Prefeitura de Mucurici realiza ações no Novembro Azul

A Prefeitura de Mucurici, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma série de atividades alusivas ao Novembro Azul nas unidades de saúde da cidade. A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2016, foi a vez da Unidade Básica de Saúde Elisbela Alves Bredoff realizar a sua ação. Das 18h às 22h. Na ocasião, foram ofertados atendimentos com médicos, dentistas, enfermeiros, testes de glicemia (HGT), aferição de pressão arterial (PA), distribuição de preservativos masculinos, testagem rápida de HIV e Sífilis além de marcação de exames laboratoriais e PSA (exame de próstata).

Os profissionais da unidade organizaram, ainda, a atividade “sala de espera”, com mini palestras sobre o câncer de próstata, enquanto os pacientes aguardavam atendimento. Gerson Macedo, estava entre as pessoas que aguardava atendimento. “Acho muito importante ações como estas, porque nós homens, precisamos de ‘puxões de orelha’, de vez em quando. Temos muito preconceito ainda, com uma coisa séria que é o câncer de próstata”, disse.

“Esse é um momento importante para os homens cuidar de si, e verificar como está a saúde. Os serviços ofertados nesta noite específica, acontecem diariamente nas unidades de saúde. Pensando no mês de combate ao câncer de próstata, a equipe de saúde realizou esta noite especial de atendimento para os homens”, disse o Secretário de Saúde, Celso Ruela.

O Novembro Azul veio para intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem. Na maioria das vezes, o homem não vai ao médico por iniciativa própria. Em muitos casos, vai por insistência da esposa ou dos filhos. É preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial.