Governo Inaugura Rede Cuidar Norte

A população capixaba passa a contar com um novo modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida. É a Rede Cuidar, uma rede de atendimento que propõe a reorganização do atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar. A primeira unidade foi entregue na manhã desta sexta-feira (15), em Nova Venécia, região Norte do Espírito Santo, e já inicia os atendimentos a partir de segunda-feira (18).

A solenidade de entrega contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, do prefeito de Mucurici e presidente do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (Cim Norte/ES), Osvaldo Fernandes de Oliveira Júnior, entre outras autoridades e moradores da região. A banda da Polícia Militar também esteve na entrega e encantou os cerca de 500 participantes que estiveram presentes, com a sua apresentação.

Na ocasião também foi sancionada a Lei Estadual 144/2017, que institui a política estadual de organização da atenção à saúde – Rede Cuidar. Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

A novidade é que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá realizar consultas e a maioria dos exames no mesmo local, com uma equipe multiprofissional, e sairá do atendimento com um plano de cuidado que inclui orientações de nutrição e de atividades físicas.

Esse plano de cuidado será feito por um conjunto de especialistas (médico, enfermeiro, nutricionista, educador físico, assistente social, e outros) em função do caso de saúde de cada paciente. Com isso, o paciente não mais será atendido por um especialista e sairá da consulta com uma receita médica e um pedido de exames.

A equipe da unidade de saúde do município vai acompanhar o paciente para ver se ele está seguindo a dieta recomendada, se está fazendo atividade física, se está cuidando de uma lesão do pé diabético, se está tomando a medicação de forma adequada, se os exames que ele tinha que fazer foram realizados. E os dois serviços, município e Rede Cuidar, vão interagir o tempo todo.

O governador Paulo Hartung explicou que a Rede Cuidar é uma iniciativa que envolve a atuação integrada dos Governos Estadual, Federal e dos 14 municípios da região e ressaltou o modelo moderno de gestão que viabilizou a criação da Rede Cuidar.

“Hoje é um dia histórico para a saúde pública no nosso Estado. O Sistema Único de Saúde, o SUS, está fundamentado na descentralização e na hierarquização dos serviços. Estamos estabelecendo essa nova metodologia, em que levamos as consultas e os exames especializados para mais próximo dos cidadãos e, com isso, humanizando o atendimento”, destacou o governador.

O presidente do Cim Norte, prefeito de Mucurici, Dr. Osvaldo Fernandes de Oliveira Junior, enalteceu a luta constante dos municípios envolvidos e disse que é preciso continuar focado para que as coisas aconteçam de fato. “Ainda temos muito pela frente. Os desafios são maiores agora e devemos continuar unidos para conseguirmos ofertar a qualidade que realmente a população merece”, lembra.

Para o secretário Ricardo de Oliveira, a entrega da unidade de cuidado integral à saúde em Nova Venécia é um grande passo para a melhoria da prestação dos serviços públicos de saúde. Ele destacou que, até a metade do ano que vem, outras quatro unidades da Rede Cuidar serão entregues no Estado.

Oliveira explicou que desde o início da gestão, em 2015, foram realizadas audiências públicas nas quatro regiões de saúde para debater com a população e as autoridades municipais a situação da saúde de cada região, e ressaltou que a Rede Cuidar é fruto de parceria entre prefeituras e Governo do Estado, e muito trabalho.

“Hoje é um dia festivo e muito importante para a população do Estado, pois estamos entregando uma melhoria substancial na prestação dos serviços públicos de saúde. Trabalho de parceria com todos os municípios da região. Na região Norte, me chamou a atenção a existência do maior vazio assistencial do Estado. Pouca oferta de serviços de saúde, fazendo com que a população dessa região tivesse que procurar assistência nas outras regiões, se deslocando horas pelas estradas, às vezes duas a três vezes por semana, dependendo do tratamento. Por isso aqui nasceu uma das mais fortes diretrizes de nossa política de saúde: a regionalização da prestação dos serviços de saúde”, disse.

O secretário explicou ainda que, atualmente, o tempo médio de espera para exames, na região Norte, chega a 11 meses, e para consultas, a espera pode chegar a sete meses. “Na Rede Cuidar esse tempo de espera será de no máximo 30 dias”, destacou.

 

Rede Cuidar

Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede cuidar. São cinco, no total. Além de Nova Venécia, os municípios que receberão as unidades são Santa Teresa, Linhares, Guaçuí e Domingos Martins.

Com a implantação das cinco unidades, a estimativa é que 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para atendimento na Grande Vitória.

Para a implantação de cada unidade foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do BNDES.

 

Região Norte

A Rede Cuidar em Nova Venécia tem capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados. Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.

A Unidade vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico). Serão ofertadas consultas em angiologia, cardiologia, proctologia, oftalmologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, mastologia, oncologia, ginecologia, urologia, neurologia, ​nefrologia e pediatria. A Rede Cuidar também contará com uma equipe multiprofissional: nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, técnico de enfermagem, educador físico, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Ao todo, 46 profissionais irão atuar no local.

Entre os ​exames especializados estão os de imagem (raio-x simples e contrastado; ultrassonografia obstétrica e ultrassonografia em geral; ecocardiografiafetal/criança/adulto; arteriografia/aortografia; ecodoppler (vascular); mamografia; tomografia computadorizada; cintilografia e ressonância magnética, exames cardiológicos (eletrocardiograma, teste ergométrico e holter 24 horas), exames de oftalmologia (retnografia; mapeamento de retina; tonometria e fundoscopia), exames de otorrinolaringologia (audiometria e Potencial Evocado Auditivo (BERA), exames ginecológicos (colposcopia; conização e punção aspirativa de mama para biópsia), e ainda endoscopias (esofagogastroduodenoscopia/colonoscopia/retosigmóidoscopia/videolaringoscopia) e biópsias em geral, além de exames laboratoriais e bioquímicos.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão. A Unidade será gerenciada pelo Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte).