Governo do Estado lança Rede Cuidar

A população capixaba passa a contar com um novo modelo de atendimento integral à saúde, que visa melhorar a qualidade de vida. É a Rede Cuidar. O lançamento foi feito nesta terça-feira (20) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Entre os principais benefícios para o usuário estão a redução do tempo de espera e a realização de consulta e exames no mesmo local, o que torna o atendimento mais resolutivo.

A Rede Cuidar vai ampliar a oferta de consultas e exames e integrar as equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região. Esta integração vai garantir a interação entre os especialistas da Unidade de Cuidado Integral à Saúde e os profissionais das Unidades Básicas de Saúde para a discussão dos casos.

O governador Paulo Hartung ressaltou que não é saudável a população, sempre que necessário, ter que se deslocar até Vitória para fazer exames médicos especializados. Hartung informou ainda que, com a estimativa de R$ 2,4 bilhões, a saúde pública é a área com maior orçamento do Poder Executivo Estadual e que defenderá a reorganização da máquina pública com a ótica coletiva.

“Hoje estamos colocando de pé uma importante inovação na contraprestação de serviços na área da saúde pública. Estamos desafiados a inovar na área da gestão pública, fazendo ajustes dentro do nosso orçamento para avançar nas ações necessárias e inovadoras como esta. Além disso, essa agenda é um conjunto de esforço dos municípios e do Governo do Estado para mudar a vida das pessoas para melhor”, completou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, explicou que o cidadão será atendido mais próximo de sua casa, evitando assim longos deslocamentos. “Com esse novo modelo de atendimento a melhora é substancial, pois estamos levando o serviço para próximo das residências das pessoas, descentralizando o atendimento. Milhares de pessoas vêm a Região Metropolitana para acessar serviços de saúde, e com o funcionamento dessas Unidades, esses serviços serão oferecidos no interior, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas”.

O acolhimento será feito por uma equipe multiprofissional e o paciente sairá com um plano de cuidado integral à saúde, com orientações sobre alimentação saudável e prática de atividades físicas, além do incentivo ao autocuidado com a saúde. “O usuário, ao chegar à Unidade, além de realizar a consulta médica, passará por nutricionista para ter orientação sobre alimentação saudável e por um educador físico para ter orientação sobre exercícios físicos, por exemplo. Por isso é uma atenção integral à saúde, pois o paciente poderá sair de lá com um plano de cuidado. Esse modelo está sendo montado para ser resolutivo”, afirmou Oliveira

Participaram do lançamento da Rede Cuidar, no Palácio Anchieta, secretários municipais de saúde, atuais prefeitos e prefeitos eleitos, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES), Andreia Passamani, o representante do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Bartolomeu Martins, e o Conselho Estadual de Saúde (CES).

“É com muita alegria e muita satisfação que estamos aqui neste momento histórico. Agradeço e parabenizo o secretário, que lutou muito para chegar neste ponto, e os secretários municipais e prefeitos por acreditarem neste novo modelo de atendimento à saúde. Temos um desafio enorme pela frente. A população do Norte está esperando muito por essa Rede Cuidar”, disse o presidente do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte), Osvaldo Fernandes de Oliveira Júnior.

Rede Cuidar 02

“Temos certeza que esta iniciativa vai proporcionar um atendimento de qualidade próximo à residência do cidadão. Isso vem ao encontro do desejo dos conselheiros de saúde”, afirmou o secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde (CES), Alexandre Fraga.

A implantação da Rede Cuidar faz parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a implantação de cinco Unidades de Cuidado Integral à Saúde nas quatro regiões do Estado. As Unidades estão localizadas em Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Pedra Azul e Santa Teresa.

Para a implantação de cada Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Rede Cuidar foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do BNDES.

Cuidar Norte

A primeira Unidade de Cuidado Integral à Saúde a entrar em funcionamento, previsto para março de 2017, será a Cuidar Norte, em Nova Venécia. Durante a solenidade foi assinado o convênio entre a Sesa e as prefeituras da Região Norte e, em seguida, o contrato com o Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte), entidade que será responsável pelo gerenciamento da Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Região Norte, a Cuidar Norte.

A Cuidar Norte tem capacidade para ofertar até 244 mil procedimentos por ano, entre consultas e exames especializados para os usuários do SUS encaminhados pelos municípios, via sistema de regulação, disponibilizando 15 diferentes especialidades médicas e cerca de 120 diferentes tipos de consultas e exames especializados.

A Unidade vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico).

Serão ofertadas consultas em oftalmologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia/oncologia, otorrinolaringologia, cardiologia, angiologia, ortopedia, nefrologia, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, proctologia, pediatria, urologia e endocrinologia. A Unidade também contará com assistente social, psicólogo, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e educador físico.

Rede Cuidar 03

Entre os exames especializados estão radiografia, mamografia, exames cardiovasculares, ultrassonografia e endoscopia. A Cuidar Norte também conta com sala de assistência farmacêutica, sala para administração de medicamentos e sala de pequenas cirurgias e curativos.

A Região Norte de Saúde engloba os municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Confira fotos do evento. Crédito: Leonardo Duarte/Secom-ES